sábado, 12 de novembro de 2011

iluminismo em Portugal:

Imagem do iluminismo em  Portugal

- Conceito
Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Os filósofos e economistas que difundiam essas ideias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas.
O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. Em sua obra “Discurso do método”, ele recomenda, para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus.

- Principais nomes com suas respectivas 

ideologias

" No século XVIII desenvolveu-se uma forma de governo que mesclou o absolutismo às idéias iluministas. O chamado despotismo esclarecido surgiu em países da Europa ainda essencialmente agrícolas, como Portugal, Áustria, Prússia e Rússia.

Os soberanos desse países, apoiados na burguesia e em parte da aristocracia, explicavam seu poder absoluto não pala “origem divina”, mas como resultado de necessidades sociais. Governavam em nome da razão e pretendiam construir a prosperidade de seus Estados. Diziam-se servidores da coletividades. Veja no quadro a seguir o nome dos déspotas esclarecidos e suas principais realizações.
  

País

Déspota Esclarecido

Realizações

Portugal


Marquês de Pombal - Ministro de D.Jose I (1750 - 1777)

- Aumentou o controle do Estado sobre a economia.
- Incentivou o comércio e as manufaturas.
- expulsou os jesuítas de Portugal e de suas colônias.
- procurou desenvolver uma educação leiga, sem a influ6encia da Igreja.

Áustria


José II   (1780 - 1790)

- estimulou o desenvolvimento das manufaturas e da agricultura.
- libertou os servos de várias regiões do país.
- Desenvolveu a educação.
- taxou as propriedades da nobreza e do clero.

Prússia


Frederico II (1740 - 1780)

- organizou militarmente a Prússia.
expandiu o território do país.
estimulou o desenvolvimento industrial
incentivou a educação.

Rússia

Catarina, a Grande  (1763 - 1796)

- incentivou a cultura
- promoveu transformações sociais baseadas nas idéias iluministas.

 

2 comentários:

  1. o iluminismo(conjunto de valores intelectuais baseados nos racionalismo)foi propusora do ardismo com a publicação do poema "Camões".de Almeida Garrett. em 1825,chegou ao"fim"o período arcádico.
    Os principais autores árcades foram:
    .Na prosa: Luís Antônio Verney
    .Na poesia: Filinto Elísio, Correia Garção , Nicolau Tolentino e o maoir de todos os poetas,Bocage.

    ResponderExcluir
  2. O Iluminismo em Portugal! Século XVIII Europa cria movimento chamado Movimento das Luzes ou Iluminismo Consiste em instruir (ensinar) o Homem com a luz da sabedoria e da cultura Este movimento defendia o: Espírito de tolerância As ideias de progresso e de liberdade E valorização da razão.
    Para as ideias sobre o iluminismo terem sido postas em pratica os governantes tiveram de:
    Melhorar as condições de vida da população
    Fundar escolas onde o ensino seguisse os princípios da Razão e do Progresso, única forma de libertar o Homem da ignorância e do obscurantismo. Ele seria tanto mais livre e feliz quanto mais instruído ou iluminado fosse.
    Impedir a acção de instituições repressivas como, por exemplo, a inquisição.
    A acção destes déspotas esclarecidos ou iluminados tinha como objectivo promover o desenvolvimento cultural do seu país e melhorar as condições de vida dos grupos não privilegiados.

    ResponderExcluir