O arcadismo, setecentismo (os anos 1700) ou neoclassicismo é o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. A influência neoclássica penetrou em todos os setores da vida artística européia, no século XVIII. Os artistas desse período compreendiam que o Barroco havia ultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade e procuravam recuperar e imitar os padrões artísticos do Renascimento, tomados então como modelo.
Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural.
No Brasil e em Portugal, a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc.
Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.
O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.
Fugere urbem (fuga da cidade)
Locus amoenus (lugar aprazível, ameno)
Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão)
Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco)
Neoclassicismo
Pseudônimos pastoris (fingimento poético para não revelar sua autoridade)
CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO
ResponderExcluirA ausência de subjetividade, o racionalismo, o soneto (forma poética), simplicidade, pseudônimos e bucolismo (natureza) e o neoclassicismo são umas das características do Arcadismo, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco. Entre outros:
o arcadismo valoriza a natureza e a idealizava como o lugar onde a felicidade seria possível.contrariamente ao barroco, o arcadismo não e religioso pois tem prferêcia pelo uso de indentidade mística e pagãs.
ResponderExcluiruma caracterização mais precisa do arcadismo pode ser definida pelos seguintes princípios, seguidos e difundidos entre os poetas árcades:
ResponderExcluir.loucos amanes:
o campo visto como lugar ideal
. áurea mediocristas:
vida simples
. inutilia truncat:
literalmente,contra as coisas inúteis(ataques diretos contra o barroco)
O arcadismo e um periodo ambíguo (pois representa uma fase de trasição) e pode apresentar dois tipos de texto: neoclássico (quando imita os antigos) ou pré-romantico(envidenciando o movimento que explodiria no século seguinte,o romantismo). o texto neoclássimo possui um cunho mais racional,enquanto o texto pré-romantico evidencia mais o lado emocional
ResponderExcluirO contexto histórico que nasce e se desenvolve o Neoclassicismo foi entre 1750-1850, na segunda metade do século XVIII e primeira do século XIX, durante um tempo de mudança isto é, um “tempo de revoluções”. Afirmou-se na Europa o iluminismo (movimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII (século das luzes) que defendia a razão e a ciência como formas de explicar o universo).
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